sexta-feira, 8 de março de 2013

NÓS CATOLICOS AGUARDAMOS ANCIOSOSOS

Os 115 cardeais que têm vindo a realizar reuniões preliminares no Vaticano desde segunda-feira vão votar hoje à tarde a data para o início do conclave que vai eleger o sucessor do Papa Bento XVI, avança a Reuters.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, anunciou em conferência de imprensa que se espera uma decisão sobre essa data, depois da congregação geral da tarde, quando forem 19h (18h em Lisboa).
"Podemos prever, no dia de hoje e na congregação desta tarde, o voto sobre o dia de início do conclave", avançou o porta-voz, depois da sétima congregação geral. Trata-se de uma espécie de pré-conclave que está a decorrer em Roma, desde segunda-feira, com mais de 150 cardeais eleitores (com menos de 80 anos, à data da resignação) e não eleitores.
Lombardi acrescentou que a reunião 'magna' na Capela Sistina ia começar provavelmente nos primeiros dias da próxima semana, "na segunda, terça ou quarta-feira", mas não no domingo.
PUB
Desde quinta-feira à noite que o colégio cardinalício, que vai eleger no maior segredo o novo chefe da Igreja Católica, está completo, uma vez que os 115 cardeais eleitores já chegaram a Itália. Os cardeais estão aparentemente divididos entre a vontade de ter mais tempo para reflectir numa reforma profunda da Igreja e escolher bem o novo Papa, com uma parte deles a não quererem prolongar o período de ‘Sé vacante’ (entre a morte/renúncia e eleição de um novo Papa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário